Diego Koppe

Diego Koppe é cozinheiro, gestor, conselheiro administrativo, twitteiro, apaixonado por gastronomia e responsável pelo sucesso do Restaurante Babel, em Brasilia, entre outras coisas!

"Diego Koppe gosta de elevar a arte da gastronomia à excelência, não apenas com senso estético. Seu intuito é oferecer o melhor prato, com o melhor sabor, conquistando todos os sentidos que essa experiência pode proporcionar."

Fotos:

Diego Koppe
Diego Koppe Diego Koppe
Diego Koppe
Diego Koppe Diego Koppe
Diego Koppe
Diego Koppe Diego Koppe
Abaixo, receitas e truques imperdíveis deste chef que a cada dia se supera na arte de cozinhar. E bom apetite!

Técnicas Culinárias

As técnicas culinárias, de uma forma geral, são processos, regras e formas de cozimentos e cocção que existem para nos guiar durante uma maravilhosa viagem ao mundo gastronômico. Georges Auguste Escoffier foi um grande estudioso dessas técnicas. Podemos até dizer que foi ele quem desenvolveu e organizou grande parte desses processos. Em seu livro, Le Guide Culinaire, ele mostra com grande simplicidade todos os “segredos” e regras, lembrando que Escoffier nao fez tudo sozinho, baseou-se nas obras de Carême e outros “Artistas Gastronomicos” da epoca.

Hoje existem vários livros que explicam e tentam passar essas técnicas de uma forma clara e precisa, mas muitos pecam ao passarem apenas as receitas, quando na verdade o mais importante é aprender as técnicas básicas.

Quando vamos realizar uma prato, seja ele entrada, carne, peixe, frango, caça, sobremesa ou outro prato qualquer, é muito importante saber, que corte utilizar e que tipo de cocção iremos adotar, quais temperos e técnicas de aplicação devemos utilizar, quais os acompanhamentos, como cortá-los, cozinhá-los, qual a expectativa de sabor, textura, aroma, cor e o mais importante, a HARMONIZAÇÃO.

Não adianta ter muitos livros com receitas, se na hora que vamos realizar, não sabemos os pontos de cocção, não sabemos o resultado em termos de textura, aroma e outros fatores importantes.

Receitas existem aos montes na internet, livros, blog´s, mas aposto que nessas receitas, nao estão descritos a hora certa de acrescentar um ingrediente, como extrair o melhor sabor corretamente, o que deve ser feito, quais ingredientes são melhores, como compra-los, estoca-los, manipula-los e etc.

Então queridos leitores, so posso dizer o seguinte, estudem as técnicas culinárias básicas e avançadas, conheçam os ingredientes com maestria, respeitem o alimento e todos que participam do processo produtivo.... este é o início do caminho para se tornar um grande Chef de Cozinha.

Degustar

Ir a um restaurante e degustar um prato é, nada mais nada menos, do que prestar atenção aquilo que se está fazendo. Apreciar, deliciar-se do vinho e da gastronomia.

Mas será que podemos ampliar o uso da palavra. “Degustar” a companhia da pessoa, a boa conversa e o ambiente? Se degustar é “avaliar o sabor de” ou “provar”, porque não avaliamos o ambiente? Porque não provamos novos momentos? Penso que a palavra degustar virou moda ou é adotada como status, se analisarmos a palavra, podemos “degustar” momentos, ambientes e experiências. Acredito que momentos, podem sim influenciar no paladar, ambientes podem te conduzir a emoções, e o filme Ratatouille prova isso, e experiências podem se tornar únicas.

Posso degustar um bom vinho da mesma forma que posso apreciar uma boa companhia. Posso degustar um prato da mesma forma que escuto uma boa conversa. Posso degustar um momento porque estou prestando atenção a ele.

O que desejo esclarecer é que a palavra degustar deve ser acompanhada de vários fatores. Do que adianta ter em mãos um espetacular vinho se ele for degustado em um copo de plástico e em uma sala escura.

Então vamos começar a “degustar” os momentos e experiências que temos durante o dia.

Significado de Degustar
v.t. Avaliar o sabor de; provar.

Deliciar o paladar, deliciar-se pelo gosto.
Sinônimo de degustar: deísta, experimentar, provar e saborear.

 

Risoto de Frutos do Mar

 

Para saber mais, acesse:

 

 

 


















guiadopaladar.com.br

© Copyright 2013 • Guia do Paladar - Guia de Restaurantes, Churrascarias e Points do Rio de Janeiro.

Menu Destaques

Menu Artigos

Menu Agenda Gastronômica

Menu Dicas do Chefe

Menu Reportagens do Guia