Nutricão e Saúde

Alimentos que emagrecem

Todo mundo sabe que pra ter uma alimentação saudável é importante ter no prato muita variedade. Quanto mais colorida a sua comida, mais prazeroso vai ser comer. Que tal incluir nas suas refeições, alimentos que são superpoderosos quando se fala em perder os quilinhos extras?

É importante dizer que, só esses alimentos não fazem milagre, são um conjunto de coisas e alimentos que vão te fazer chegar onde você quer, por isso, não exclua alimentos do seu cardápio.

Arroz integral

O arroz comum está sempre no nosso dia a dia, mas que tal substituí-lo pelo integral? No arroz integral, as fibras, minerais e as vitaminas são preservadas, já que aquela película que reveste o arroz é mantida. As calorias dos dois tipos são praticamente as mesmas.

Feijão

Ele é rico em proteínas e não possue gordura saturada. Não precisamos nos preocupar com o mau colesterol!

Peixes

São fontes de ômega-3, uma gordura importante para as células. Previne as doenças cardiovasculares e ajuda a manter o ponteiro da balança equilibrado.

Granola

Os cereais integrais mantêm o sistema de açúcar no sangue equilibrado e previne o diabetes. Ainda tem a função de regularizar o intestino, previnir doenças cardíacas e alguns tipos de cânceres.

Nozes

São ricas em vitamina E, fibras, proteínas, potássio e gordura insaturada. Ajudam no emagrecimento e na manutenção do peso, porém são extremamente calóricas: uma porção de seis unidades contém 115 calorias.

Maçã:

Boa parte da fruta contém água, o que faz o valor calórico ficar mais baixo. Uma maçã tem em média 60 calorias, sendo rica em minerais, fibras, vitaminas e pobre em gorduras. Não descarte a casca, pois tem muitos nutrientes e fibras. Se preferir, pode fazer chá com a casca da maçã, fica delicioso!

Tomate:

Ele está relacionado à prevenção de cânceres como o de próstata, pulmão e estômago. A melhor forma de incluí-lo na sua alimentação é em forma de molho ou cozido.

Água

Nada melhor do que água, não é? Ela espanta a fome e hidrata o corpo. E o melhor de tudo: não tem nenhuma caloria!

Chás

Eles ajudam os nossos rins a funcionarem melhor, além de eliminar todas as toxinas do nosso corpo. Tem função de ajudar a digestão dos alimentos, o que diminui as calorias no final do dia.

Leite desnatado:

Esse é o melhor! Tem uma quantidade bem menor de gorduras e calorias, se for comparar ao leite integral. Tem grande fonte de cálcio e ajuda a previnir a osteoporose.

Mas também há frutas que nos ajudam a encontrar o peso ideal!

Frutas

Maçã

Possui vitamina C e pectina, essas substâncias é importante para aujudar a regular os níveis de colesterol. Também é rica em fibras. Sendo suculenta o bastante para saciar a fome e possui somente 58 calorias a cada 100 gramas.

Banana

Possui carboidratos ajudando aquelas pessoas mais agitadas que gostam de malhar, vive correndo no trabalho, repondo a perda energética causada pelos exercícios. Ajuda a evitar caimbras. Doce e saborosa, essa fruta tropical rende uma deliciosa sobremesa quando grelhada ou assada no forno. Uma banana média possui 60 calorias, só não pode colocar caldas ou outros acompanhamentos, como: creme de leite, calda de açúcar e outros.

Manga

Possui muita Fibra. Recheada de vitamina C, pró-vitamina A, magnésio e zinco, a manga ajuda a manter o equilíbrio hídrico e pode facilmente substituir as bebidas isotônicas, contanto que você mantenha a ingestão regular de água.

Melão:

Com apenas 25 calorias em cada porção de 100 gramas, o melão tem tantos nutrientes que é considerado um alimento funcional. Entre suas qualidades está o poder antioxidante. Combinado a uma colher de queijo cottage torna-se um excelente lanche pós-malhação Abacate – Sim, ele está em nossa lista. Isso porque, segundo a nutricionista Cecília Corsi, essa fruta sempre vista com olhares suspeitos tem gorduras que ajudam a diminuir os níveis do colesterol ruim e ainda protege o coração, um dos grandes alvos do sobrepeso. Por ser calórica (100 gramas têm 162 calorias), o ideal é que a fruta seja consumida uma vez por semana.

Fonte



O que são alimentos funcionais?

São aqueles alimentos que contêm substâncias ou nutrientes que forneça beneficio à saúde, seja como prevenção ou tratamento de doenças.

Como isso pode ocorrer?

Isso ocorre porque em sua composição são encontrados compostos bioativos, capazes de atuar como moduladores dos processos metabólicos, prevenindo o surgimento precoce de doenças degenerativas.

Onde são encontradas essas substâncias Bioativas?

Essas substâncias são encontradas em hortaliças, grãos e leite fermentado. Elas também apresentam funções antioxidantes e/ou reguladoras presentes nos pigmentos ou outros compostos químicos de sua composição.
Serão apresentadas a seguir algumas substâncias consideradas funcionais:
 

COMPOSTOS

AÇÕES NO ORGANISMO

FONTES ALIMENTARES

Betacaroteno Antioxidante que diminui o risco de câncer e de doenças cardiovasculares. Abóbora, cenoura, mamão, manga, damasco, espinafre, couve.
Licopeno Antioxidante relacionado à diminuição do risco de câncer de próstata. Tomate, melancia.
Fibras Redução do risco ao câncer de intestino e dos níveis de colesterol sangüíneo. Frutas, legumes e verduras em geral e cereais integrais.
Isoflavonas Redução dos níveis de colesterol sangüíneo e do risco de doenças cardiovasculares. Soja, inhame.
Ácido graxo ômega 3 Redução dos níveis de colesterol sangüíneo e do risco de doenças cardiovasculares. Peixes de água fria, frutos do mar e óleo de peixes.
Ácido graxo ômega-6 Efeito protetor para as doenças cardiovasculares. Óleos vegetais como azeite, óleo de canola, milho e girassol, nozes, soja e gergelim.
Ácido graxo
mono-insaturado
Efeito protetor sobre cânceres de mama e próstata. Azeite de oliva.
Probióticos Ajudam no equilíbrio da flora intestinal e inibem o crescimento de microrganismos patogênicos. Iogurtes, leite fermentado.

Fonte


















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