Sorvetes


A primeira história sobre o surgimento do sorvete data de mais de 3mil anos atrás, no Oriente. Diz se que os chineses costumavam preparar uma pasta de leite de arroz juntamente com neve. Outra versão é de que o imperador Nero há quase 2mil anos atrás mandava seus escravos às montanhas recolher neve que seria misturada a mel, frutas ou sucos e em seguida congelada. O mais próximo que existe do sorvete atual é o relato de que o veneziano Marco Polo voltou de sua viagem ao Oriente introduzindo uma receita para sorvetes de água.
O sorvete tomou maiores proporções quando o monarca Franscisco I escolheu para seu filho uma noiva italiana, Catarina de Médicis. Esta introduziu o sorvete na França, onde foi criada a primeira sorveteria de que se tem ideia, mais tarde sua neta casou-se com Carlos I da Inglaterra, levando a receita de sorvete para o país. Os colonizadores britânicos levaram o sorvete para os Estado Unidos, onde surgiu a primeira grande fábrica de sorvetes.
 
Curiosidades sobre o Sorvete

A taça de sorvete "sundae" surgiu no início do século 20, nos Estados Unidos, e era servida aos domingos ("Sunday", em inglês, significa domingo). O invento recebeu uma grafia diferente porque este era considerado um dia sagrado. Em 1846, a norte-americana Nancy Johnson inventou um congelador que funcionava com uma manivela que, quando girada manualmente, agitava uma mistura de vários ingredientes. Na parte de baixo, havia uma camada de sal e gelo, que a congelava. Era a precursora das primeiras máquinas industriais de sorvete.
No início, no Rio de Janeiro, o gelo era envolto em serragem e enterrado em grandes covas para que não derretesse. Ele chegava a durar cinco meses, tempo suficiente para que os sorveteiros mantivessem na população carioca o gosto pelo sorvete. Nos EUA, maior consumidor de sorvete no mundo, foi instituído o Dia Nacional do Sorvete. É o dia 14 de julho, mês que também é considerado o Mês Nacional do Sorvete.

Fontes:

Tags: sorvete

















guiadopaladar.com.br

© Copyright 2013 • Guia do Paladar - Guia de Restaurantes, Churrascarias e Points do Rio de Janeiro.

Menu Destaques

Menu Artigos

Menu Agenda Gastronômica

Menu Dicas do Chefe

Menu Reportagens do Guia