Vegetarianismo

Vegetarianismo é um regime alimentar que exclui da dieta todos os tipos de carne (boi, peixe, frutos do mar, peru, faisão, paca porco, carneiro, frango e qualquer ave, etc), bem como alimentos ou produtos derivados. É baseado fundamentalmente no consumo de alimentos de origem vegetal, com ou sem o consumo de laticínios e/ou ovos. O veganismo, ou vegetarianismo estrito, exclui da dieta todo e qualquer consumo de alimentos ou sub produtos derivados de origem animal, incluindo ovos, laticínios (leite, queijo, manteiga) e mel.

Curiosidades:

A britânica Anna Kingsford é considerada a mãe do vegetarianismo no Ocidente . Depois de seis anos de estudo conquistou diploma em Paris (1880, quando pôde então exercer a advocacia pelos animais com maior autoridade. A tese final, L'Alimentation Végétale de l'Homme (A alimentação Vegetal Humana), foi uma das obras fundamentais sobre os benefícios do Vegetarianismo, publicada em inglês The Perfect Way in Diet(1881). Fundou a Food Reform Society nesse ano, e viajou a Europa para divulgar a dieta do vegetarianismo, na Inglaterra; e a Paris, Gênova e Lausanne para falar o do trato com animais em experimentos científicos .

Formas de Vegetarianismo:

SEMIVEGETARIANISMO:

A dieta semivegetariana não é uma dieta vegetariana; ela pode consistir na exclusão apenas da carne de mamíferos e abranger as carnes brancas, ou excluir também a carne de aves, mas incluindo peixes e/ou frutos-do-mar (pescetarianismo).
 

OVOLACTOVEGETARIANISMO:

Dieta composta por alimentos de origem vegetal, ovos, leite e derivados deles. Nesta dieta só há a exclusão de qualquer tipo de carne da alimentação.

LACTOVEGETARIANISMO:

Dieta composta por alimentos de origem vegetal, leite e seus derivados. Os que a seguem não comem ovos nem qualquer tipo de carne. Essa é a dieta tradicional da população indiana.

OVOVEGETARIANISMO:

Dieta composta apenas por alimentos de origem vegetal e ovos, havendo a exclusão dos produtos lácteos e seus derivados e de carne.

VEGETARIANISMO SEMIESTRITO:

Dieta que exclui quase todos os alimentos de origem animal, abrangendo somente o mel.
 

VEGETARIANISMO ESTRITO:

 
Também chamado de vegetarianismo verdadeiro, é uma dieta que exclui todos os produtos de origem animal. Vegetarianos estritos não comem, assim, qualquer tipo de carne, ovos, laticínios, mel, etc., retirando da dieta todos os produtos de origem animal.

Essa forma de dieta é frequentemente confundida com o veganismo, mas, embora veganos sejam vegetarianos estritos, não são a mesma coisa:

"Apesar de [nutricionalmente] classificarmos os 'vegetarianos verdadeiros' apenas pela alimentação, existe uma diferença entre o vegano e o vegetariano estrito. Geralmente o vegano também não utiliza produtos não alimentícios provenientes de animais, como lã, couro, seda e pele. Quando falamos em termos [exclusivamente] nutricionais, não faz diferença essa classificação."

Enquanto o vegetarianismo estrito é apenas um regime alimentar, veganismo é respeito aos direitos animais - o que inclui o vegetarianismo estrito por razões éticas, mas não apenas (circo com animais, rodeios, produtos testados em animais, e qualquer outra forma de exploração animal é boicotada pelos veganos).
Vegetarianismo
Vegetarianismo Vegetarianismo
Vegetarianismo
Vegetarianismo Vegetarianismo
Vegetarianismo
Vegetarianismo Vegetarianismo
Vegetarianismo
Vegetarianismo Vegetarianismo

Fonte:


















guiadopaladar.com.br

© Copyright 2013 • Guia do Paladar - Guia de Restaurantes, Churrascarias e Points do Rio de Janeiro.

Menu Destaques

Menu Artigos

Menu Agenda Gastronômica

Menu Dicas do Chefe

Menu Reportagens do Guia