Verduras

As verduras são alimentos que não duram muito. Dessa forma, no ato da compra, é necessário que sejam verificadas se não há folhas queimadas ou amareladas, furos ou presença de insetos. Na verdura, as partes comestíveis são as flores, botões, folhas ou hastes. A preferência deve ser por vegetais crus para que percam o mínimo de suas propriedades. É recomendável cortá-los apenas na hora do consumo, lembrando que há vegetais que podem ser consumidos com a pele.

Uma mesa farta de verduras e legumes ajuda a prevenir doenças que são provocadas pela falta de nutrientes. Quem consome esses alimentos, contribui para o bom funcionamento do aparelho digestivo e diminui os riscos de doenças como câncer, doenças cardíacas, além de combater a obesidade

Tipos de verduras

ACELGA:

Folhas verde-claras, macia e grande, talos largos e brancos, do mesmo ramo do repolho. É encontrada o ano inteiro. Pode ser consumida crua ou cozida. Sabor levemente adocicado, suave, com textura firme. Fornece 2kcal por folha, em sua composição você encontra cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, ferro vitamina A, C e fibras.

ALCACHOFRA:

A parte comestível são chamadas botões, a base é conhecida como coração da alcachofra, dê preferência às que tem pétalas firmes, sem manchas e bem agrupadas. É geralmente fervida em água e sal, e servida quente ou fria. Uma unidade (50g) tem em média 30kcal, além de ter cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, ferro, vitamina A, C e fibras.

ALMEIRÃO:

Da mesma família da chicória e da alface, o almeirão possui folhas mais estreitas e alongadas e sabor amargo, geralmente é consumida crua em forma de salada. Tem propriedades nutricionais semelhantes da chicória e escarola.

BERTALHA:

Folhas verdes escuras e carnosas, mais arredondadas, parecida com o espinafre, também fornece pouquíssimas calorias e contém nutrientes.

CHICÓRIA E ESCAROLA:

Folhas soltas, crespas ou lisas, pode ser consumida crua ou cozida, sabor levemente amargo. Uma folha fornece aproximadamente 3kcal, em sua composição tem cálcio, magnésio, fósforo, potássio, vitamina C, folato, vitamina A e fibras.

COUVE:

Folhas grandes e verdes e bem saborosa. Pode ser empregada em diversas preparações, a mais conhecida dos brasileiros é a couve à mineira , cortada em tiras muito finas e refogada. Uma colher de sopa desta preparação contém aproximadamente 36kcal, além de vitaminas e minerais.

ESPINAFRE:

Folhas pequenas e levemente carnudas, de cor verde-escura brilhante, contém muita água, depois de cozinhar reduz um pouco. Normalmente é consumido cozido, pois suas folhas são ásperas quando cruas. 1 colher de sopa de espinafre cozido tem em torno de 15kcal. Cálcio, potássio, fósforo, ferro, folato, vitamina C e vitamina A e fibras também estão presentes.

RADICCHIO:

Variedade da chicória, caracterizada por um método específico de cultura da terra, que produz folhas de coloração vermelha. É habitualmente utilizado cru, em saladas. 1 folha de radicchio pode apresentar em torno de 4kcal, além das vitaminas A, C, folato e dos minerais cálcio, fósforo, potássio e fibras.

ENDÍVIA:

Hortaliça de folhas brancas, sabor suavemente amargo. Foi obtida por manipulação humana, por meio do cultivo da chicória em ambiente escuro. Ela se torna amarga se exposta ao sol. Pode ser consumida crua ou cozida. Podemos destacar a quantidade de fibras presente nesta hortaliça, além de vitaminas e minerais.

ALFACE:

Esta é a verdura de maior consumo no país. É cultivada no mundo todo, sendo assim encontrada facilmente em qualquer época do ano. Quando for comprar observe se as folhas estão frescas, firmes e viçosas. Você pode encontrar tipos diferentes, conheça alguns deles: alface lisa, americana, romana, crespa e roxa. 1 folha tem 2kcal. Cálcio, vitamina C, A e fibras, entre outros nutrientes estão presentes.

AGRIÃO:

Tem folhas verde-escuras e brilhantes, quando fresco. Sabor refrescante, é muito utilizado em saladas, em sanduíches, molhos e outras preparações. 1 ramo tem 1,5kcal, possui cálcio, magnésio, fósforo, potássio, vitamina A, C e folato.

RÚCULA:

Possui folhas espessas, tenras, divididas, longas, verde e sabor apimentado. Muito utilizada crua em saladas. 1 folha de rúcula não ultrapassa o valor de 3kcal, contém cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, vitamina A e C e fibras.

Higienização

É fundamental fazer a higienização adequada das hortaliças antes de consumi-las. Deixe escorrer bastante água corrente sobre as folhas, até remover toda a sujeira. Depois deixe de molho em água e uma solução de hipoclorito de sódio, na proporção de 1 colher de sopa para cada litro de água durante aproximadamente 15-20 minutos.

Fontes:


















guiadopaladar.com.br

© Copyright 2013 • Guia do Paladar - Guia de Restaurantes, Churrascarias e Points do Rio de Janeiro.

Menu Destaques

Menu Artigos

Menu Agenda Gastronômica

Menu Dicas do Chefe

Menu Reportagens do Guia